Hoje fui comprar uma escova de dente. Fui à farmácia e fiquei tonto ao ver a variedade que lá existia. Eram de todas as cores, formas e tamanhos: Algumas retas, outras tortas; algumas vibravam e até existia uma que tinha a função de limpador lingual. Mas eu me perguntava: Qual é a escova ideal para mim?
De fronte à tamanha diversidade é fácil entender porque não sabemos como deve ser uma escova ideal, pois somos massacrados pela mídia marketeira que quer vender os produtos da Marca X ou Y e que, curiosamente, todos são recomendados pelos dentistas.
Aqui vai a sugestão da escova ideal para você:
- Ela apresenta um cabo reto, firme e anatômico, isto é, não pode dobrar e nem escorregar durante o uso;
- Cabeça de tamanho proporcional ao tamanho da sua boca (boca pequena, cabeça pequena, boca muito grande, cabeça grande);
- As cerdas precisam ser macias, mas não muito maleáveis. De forma alguma podem ser rígidas em demasia pois agredirão a sua gengiva;
- Nada de sulcos ou cerdas de tamanho diferentes. Todas precisam ser do mesmo comprimento, no formato hexagonal e com as pontas arredondadas para massagear (e não machucar) a sua gengiva.
- A característica mais importante! Ela não pode ficar no seu armário!!! Escova boa é aquela usada regularmente e de forma correta!!!
Mas Dr., uma escova assim não existe para vender! Procure bem meu amigo que você a encontrará e ficará surpreso ao descobrir que ela é muito mais barata do que a escova colorida que vibra e tem o SuperMan desenhado nela!