A escovação, por mais eficiente que seja, não remove totalmente os resíduos depositados entre os dentes. Esses resíduos contribuem para a formação da placa bacteriana que é a responsável pela formação da cárie, gengivite ou tártaro. Portanto, a higiene bucal será melhor com o uso do fio dental.
Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de marcas de fios/fitas dentais. Os que contêm flúor são os mais recomendados, mas o mais importante é que o tipo escolhido passe entre os dentes com suavidade e sem desfiar. A cada espaço entre dois dentes deve ser usado um pedaço limpo do fio ou fita.
Recomenda-se o uso do fio ou fita dental antes da escovação, porque, após passá-lo, geralmente fica um gosto e um cheiro desagradável na boca. Deve-se utilizar o fio dental em todas as escovações realizadas durante o dia.
Passo a passo:
- Enrole cerca de 40 cm de fio em torno dos seus dedos médios.
- Passe o fio suavemente entre os dentes.
- Para remover a placa ou resíduos, passe o fio suavemente para cima e para baixo contra o dente, como se estivesse engraxando-o.
- Quando mudar de dente, use uma porção não usada de fio dental e que esteja limpa.
Observações importantes:
- O fio dental é mais eficaz se usado antes da escovação.
- É normal a ocorrência de pequenos sangramentos no começo do uso do fio dental. Isto se deve ao fato da gengiva estar inflamada. Com a freqüência do uso, esse sangramento deve passar. Se isto não ocorrer, procure um dentista para um melhor orientação.
- Visite seu dentista regularmente.