O que é a Gengivite?

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar (osso que oferece suporte aos dentes). Ela é o estágio inicial para outras doenças da gengiva e é a mais fácil de ser tratada. A causa direta da gengivite é a ação da placa bacteriana ou biofilme dental.

Gengivite

Se a placa não for removida com uma boa higiene bucal, ela produzirá toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.

Neste estágio inicial da gengivite, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar ainda não foram afetados.

Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e ao osso de suporte (mandíbula/maxilar).

Os sintomas clássicos da gengivite incluem:

A doença gengival é normalmente indolor, mas nós podemos reconhecê-la pelos seguintes sinais:

  • Sangramento gengival durante a escovação podendo ser espontâneo ou provocado;
  • Gengiva avermelhada, sensível e/ou inchada;
  • Presença de pus;
  • Mau hálito;
  • Em casos avançados, dor ao toque;

A gengivite pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

A prevenção da gengivite é muito simples. Como ela é causada, na maioria das vezes, pela placa bacteriana, uma boa higiene bucal é essencial.

A profilaxia realizada pelo dentista também é muito importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.