Qual é o preço da Prevenção Bucal?

Muitas pessoas, quando perguntadas por que não vão ao dentista, respondem o seguinte: “Não vou por que dentista é muito caro!” Do ponto de vista do tratamento, essa frase pode estar correta em alguns casos, mas do ponto de vista da prevenção, ela está sempre equivocada.

Investimento Custo Despesa Preço

Ir ao dentista para tratamento da doença já instalada ou para uma reabilitação oral de um paciente que já perdeu alguns ou vários dentes, dependendo da saúde bucal do paciente, pode ser bastante dispendioso.

Do ponto de vista da prevenção, ir ao dentista regularmente é muito mais barato do que se imagina. Como só teremos a maioria dos problemas bucais por falta de prevenção (me refiro à doenças causadas pela placa bacteriana), devemos dar atenção especial para a prática da prevenção em casa e no dentista para economizarmos nosso tempo e recursos.

O que é preciso para uma boa prevenção bucal? Veja abaixo:

• Informação: Sem informação sobre as doenças e a maneira correta de preveni-las fica difícil fazer prevenção. A informação é útil também como um fator motivador, pois pessoas bem informadas e conscientizadas farão a prevenção de uma maneira melhor.
  • Materiais odontológicos: Você precisará de 4 escovas de dente, cerca de 50m de fio dental e um limpador lingual. Esses materiais são de fácil acesso e você os encontra nas boas farmácias. Se bem usados, eles durarão um ano nas quantidades citadas.
  • O Dentista: A prevenção só estará completa com a visita periódica ao dentista. O profissional com foco na prevenção, fará instruções de higiene bucal, aplicações de selante, e removerá a placa bacteriana que não foi retirada pelo paciente.

Você pode conseguir informação a custo zero! Basta procurar na internet, livros da sua escola ou biblioteca pública, revistas, televisão e palestras em sua comunidade.

O material odontológico é muito acessível: 4 escovas, 50m de fio dental e um limpador de língua não custam mais do que 25 reais. Lembre-se, essa quantia é para ter esses produtos durante um ano inteiro! Não precisa ser a marca mais famosa ou a mais cara. Vejas as características desses matérias nos outros tópicos deste website e procure nas farmácias por produtos como os descritos.

A consulta ao dentista é variável. Procure um profissional de confiança e que você se sinta bem. Mas independente do valor a ser cobrado, o custo com prevenção no consultório sempre é mais barato que qualquer tratamento que possa vir a ser realizado.

Procure seu dentista pelo menos duas vezes ao ano. Dependendo do seu perfil, pode ser com menos ou mais frequência, conforme orientação do seu dentista.

Concluindo, fazer prevenção SEMPRE é mais barato que tratamento!