Uma dúvida bastante comum, principalmente em mamães e papais de primeira viagem, é sobre uma possível coloração diferente nos dentes dos seus filhos 👧🦷👦. É normal os dentes apresentarem cores diferentes uns dos outros?
🕵🏻♂️🧬 Vamos entender melhor o processo de formação dentária nas crianças: Os dentes costumam nascer em bebês por volta dos 6 meses de idade, essa primeira dentição temporária é denominada por DENTES DECÍDUO, e ela auxilia as crianças no processo de aprendizagem de mastigação e do desenvolvimento da fala – até por volta dos 6 anos, em média. Após isso, esses dentes vão caindo e dando espaço para o surgimento dos chamados DENTES PERMANENTES.
🦷 Em todo esse processo, os dentes possuem as mesmas características, sendo formado por esmalte, dentina e polpa. Dentro dessa estrutura, a dentina amarela é o tecido responsável pela cor do dente, localizada e protegida abaixo do esmalte dentário que, por ser translúcido, deixa evidente a cor da dentina.
🎨 O que torna a coloração dos dentes diferentes pela fase de transição DENTES DE LEITE (DECÍDUO) para os DENTES PERMANENTES, é que o dentes permanentes têm uma estrutura maior de dentina, fazendo com que sua cor parece ser mais escura. Então é normal, sim, durante a transformação dessa dentição os dentes aparentarem cores diferentes, com tons de amarelo mais claro ou escuros.
❗❗❗ A fase de transição dentária dos dentes permanentes é um marco muito importante na vida da criança, e o acompanhamento por um profissional de saúde é essencial para a prevenção de riscos. Cuidando do seu filho desde cedo, trará nele a confiança e consciência necessárias para um sorriso seguro e bem cuidado. Agende sua avaliação 👩⚕️👨⚕️ 😷.
#odontopediatria #odontopediatra #crianca #criança #odontologia #dentista #saude
Rua Índio Jacó, 231 – São Benedito – CE | WhatsApp: 88 99915-0915