A ortopedia facial é uma especialidade da área odontológica que corrige desequilíbrios dos ossos e músculos dos maxilares 💀💪 (maxila e mandíbula) e melhorar a eficiência de algumas funções naturais da boca, como a respiração e a mastigação.
Podem parecer hábitos muito simples, mastigar e respirar, porém esse desequilíbrio ósseo e muscular contribui para sérios problemas como:
Apneia do sono, ronco e bruxismo (ranger de dentes durante o sono);
Dores de cabeça, zumbido e dor de ouvido;
Dores na coluna;
Dentes “encavalados”, apinhados e tortos;
Dentes da frente que não se tocam ou mordida aberta;
Dentes salientes ‘dentuços’;
Dentes superiores da frente que cobrem os inferiores (queixo de bruxa) ou queixo retraído e lábios normais que se mantêm abertos.
✅ Normalmente, o tratamento é feito com o uso de aparelhos removíveis ou fixos e deve ser utilizada por pacientes jovens, durante o crescimento facial, ou seja, aos 12 ou 13 anos, ou até mesmo em crianças menores, assim que observada a displasia facial ou má-oclusão dental. Isso porque o tratamento não depende que os dentes permanentes estejam nascidos.
Em alguns casos, há a combinação dos tratamentos: ortopedia e a ortodontia – especialidade que trata da correção da posição dos dentes dentro do osso.
👧🧒 Por isso é importante sempre levar a criança ao dentista desde cedo. Quanto antes iniciar o tratamento melhor.
Você conhecia essa especialidade? Curta e compartilhe esse post ou entre em contato que iremos ajudar e tirar as dúvidas.
#ortopediafacial #ortodontia #ortodontista #odontologia #dentista
Rua Índio Jacó, 231 – São Benedito – CE | WhatsApp: 88 99915-0915