O mau hálito (ou halitose) ao acordar pode ser provocado por dois motivos:
Durante a noite, enquanto dormimos, há uma diminuição da salivação que favorece o aumento da concentração de bactérias na boca que fazem a decomposição de restos alimentares e células mortas da própria boca. Essa decomposição libera gases que é o responsável pelo mau cheiro.
Há também uma outra causa do mau hálito matinal que acontece quando você fica muito tempo sem comer. Durante o sono, o corpo entra em hipoglicemia, ou seja, ocorre uma baixa de glicose no sangue. Para restabelecer o nível, o nosso corpo busca outra fonte interna de fabricação de energia. É utilizado então a gordura que, por sua vez, será transformada em glicose. Só que nesse processo, parte da gordura metabolizada não é utilizada e é eliminada por via pulmonar, alterando o odor do hálito.
Por isso é importante caprichar e escovar bem os dentes e a língua antes de dormir para não acordar com mau hálito forte e para evitar o surgimento de cáries também.
E para resolver esse mau hálito matinal é só escovar os dentes assim que acordar.
Portanto, acordar com aquele “bafinho” é normal. Já a halitose (mau hálito) persistente, que dura o dia todo, precisa ser investigada com uma consulta com o dentista, pois pode estar relacionada a outros problemas de saúde bucal.
A gengivite e o acúmulo de tártaro, por exemplo, são algumas das situações onde o mau hálito pode aparecer como consequência. Por isso, é importante falar com o seu dentista .
Agora que você descobriu que é super normal acordar com mau hálito, marque seus amigos e compartilhe este post para mais pessoas saibam disso também.
Rua Índio Jacó, 231 – São Benedito – CE | WhatsApp: 88 99915-0915