Você acha que os seus dentes estão desalinhados ou tortos? Já notou espaços entre os seus dentes ou eles estão uns sob os outros? Sente dores de cabeça constantemente? Você pode resolver esses problemas com o Tratamento Ortodôntico.
Contamos com uma equipe de Ortodontistas experientes que planeja e acompanha todos os casos em tratamento, utilizando documentação ortodôntica totalmente digital e modernos softwares para auxiliar no Diagnóstico e Planejamento.
Somos pioneiros na região no uso de ferramentas digitais para o diagnóstico e planejamento. Um tratamento de sucesso começa com um bom planejamento do caso, sempre observando as características de cada caso.
Nossos tratamentos são realizados com materiais ortodônticos de alta qualidade selecionados de acordo com a complexidade do caso a ser tratado, a possível resposta às mecânicas do tratamento e necessidades eventuais do paciente.
Para que o Cirurgião-Dentista possa realizar corretamente o planejamento do tratamento, o paciente precisa realizar um conjunto de exames conhecido como Documentação Ortodôntica. Este exame é composto por Fotos, Radiografias, Análises Cefalométricas e Faciais além de Modelos Digitais para Estudo.
Temos o compromisso de levar aos nossos clientes uma solução em ortodontia que torne o tratamento confortável e realizado no menor tempo possível.
Quais são os tipos de Aparelhos Ortodônticos?
- Alinhadores Invisíveis: São aparelhos confeccionados sob medida para o tratamento de cada caso e para cada paciente. São moldeiras feitas de material invisível que proporcionam conforto e discrição para os pacientes mais exigentes.
- Aparelhos Estéticos: Para os pacientes mais exigentes ou por demanda da profissão, trabalhamos com aparelhos de Cerâmica ou Safira (este com alto resultado estético) além dos acessórios do aparelho, tudo para entregar o melhor resultado estético possível aos nossos pacientes;
- Aparelhos Autoligados: São os aparelhos que não precisam das “borrachinhas coloridas” para prender o arco metálico ao bráquete. Os aparelhos autoligados possuem diversas vantagens como forças mais leves e constantes e a possibilidade de se reduzir o tempo de tratamento em casos específicos;
- Aparelhos Metálicos Convencionais: Consagrados no mercado, são os aparelhos que precisam das “borrachinhas coloridas” para fixar o arco ortodôntico ao bráquete;
- Aparelhos ortopédicos: De acordo com o diagnóstico e planejamento, pode ser necessário intervir não apenas nos dentes, mas também nas bases ósseas (maxila e mandíbula) para se obter o resultado esperado. Aparelhos comumente utilizados em crianças e adolescentes.
Como saber se preciso usar Aparelho Ortodôntico?
O Próprio paciente pode notar algumas características da sua dentição que podem indicar um tratamento Ortodôntico. São elas:
- Dentes inclinados, desalinhados ou girados;
- Presença de espaços entre os dentes (Diastemas);
- Falta de espaço entre os dentes (Apinhamento);
- Ao morder, os dentes não encaixam corretamente (Mordida aberta ou cruzada).
Se o paciente está incomodado com essas características, ele deve procurar um profissional habilitado para que este realize o Diagnóstico e o Planejamento do Tratamento, sempre com o apoio da Documentação Ortodôntica.
Nossa Clínica conta com especialistas em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e nossos planejamentos são realizados com softwares que facilitam o diagnóstico.
Após a apresentação do Planejamento do Tratamento para o paciente, este deverá avaliar se o tratamento ortodôntico proposto atenderá ou não as suas necessidades e desejos, de acordo com o que foi explicado pelo Cirurgião-Dentista.
Fases do Tratamento Ortodôntico
O tratamento ortodôntico pode ser dividido nas seguintes fases:
- Consulta inicial para avaliação e solicitação de exames complementares;
- Apresentação do Planejamento do Tratamento para o paciente;
- Após aprovação do Paciente, Instalação/Confecção do Aparelho Ortodôntico e acessórios;
- Monitoramento clínico periódico para ativações do aparelho;
- Remoção do Aparelho Ortodôntico;
- Contenção.
Tempo de Tratamento
Uma dúvida muito comum dos pacientes é quanto tempo o tratamento pode durar. Essa é uma pergunta difícil de responder e a resposta depende de diversos fatores:
- Diagnóstico e planejamento corretos;
- Biologia do paciente, a qual determinará a resposta ao tratamento proposto;
- Colaboração e assiduidade do paciente em relação ao tratamento proposto;
- Cuidado do paciente com o aparelho e higiene bucal;
Você precisa fazer login para comentar.